terça-feira, 29 de maio de 2012

modas

Mas agora é moda (ou legal?) transportar crianças em cadeiras dos grupos 1, 2 ou 3 viradas para a frente em carros comerciais? É que tenho visto muitas situações destas.

8 comentários:

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Em carros comerciais é possível. Também me faz muita confusão... :S

Nany disse...

Tenho a sensação que em carros comerciais sim, é legal.
Mas grupo 1? É que 2/3 depende do tamanho da criança mas 1?

Full-time Mom disse...

Se é legal, não faz sentido nenhum! O lugar da frente de um carro comercial é tão seguro ou tão perigoso como o de um carro de 5 lugares.

mãe pimpolha disse...

Acho que sim, que é legal, mas tb me faz cá uma confusão.
Beijocas

Ana disse...

Sim é legal quando o carro só tem 2 lugares. Tenho uma vizinha com um smart e anda com o filho desde q nasceu no banco que sobra :) apenas é obrigatório desligar o airbag do passageiro. Eu tb ando com a Clara no meu Mini e apesar de andar no banco de trás, não deixa de ser um carro mt pequeno, mas é o que tenho :)

Sofia disse...

É legal, desde que o airbag esteja desligado e seja um carro de 2 lugares (comercial ou não).
E o estarem viradas para a frente (ou não) tem a ver com a própria cadeira, acho que apenas o grupo 0 é que é obrigatório estar virado no sentido contrário à marcha.
Pessoalmente, não me choca nada, incomoda-me mais ver crianças transportadas ao colo ou em cadeiras 2/3 quando ainda não têm idade para isso. O perigo do lado do passageiro tem mais que ver com a proximidade do tablier e com os riscos de encarceramento, ao fim ao cabo aconselha-se o transporte nos bancos traseiros porque é menos um risco, se o embate for lateral tanto faz ires à frente como a trás, por exemplo...Acho que se fizeres uma pesquisa por "crash tests" consegues informação mais detalhada e fidedigna que a minha, que sou gaja e de carros percebo pouco, loool
Bjocas

Sofia disse...

Fi, às vezes mais vale um carro pequeno, mas seguro, que um carro grande que é só plástico e sem protecções laterais como deve de ser.
Hoje em dia os carros não são chapa, são feitos com outros materiais mais leves e que permitem maior velocidade com menos combustível. O que os torna mais seguro são uma série de "engenhos", barras laterais por exemplo e outros tipos de reforço da carroçaria...
E com este comentário apercebo-me que vivo num mundo só de gajos há demasiado tempo... :/

Full-time Mom disse...

Sim Sofia, é melhor ir atrás do que à frente e é melhor ir à frente numa cadeira do que "à solta" no carro (já nem estou a tocar nesse ponto, isso sim é inadmissível). O que acho absurdo é ser legal andar à frente num carro comercial e ilegal num de 5 lugares. Por exemplo, no meu carro as cadeiras dos Minúsculos ocupam o banco traseiro quase todo, se quiser transportar uma terceira criança já não posso (às vezes gostava de levar o meu afilhado ao parque com os meus) porque não cabe atrás e à frente é proibido.
Ah, já agora, as crianças não devem mudar de cadeira consoante a idade, mas sim consoante o peso e a altura.