quarta-feira, 31 de outubro de 2012

vermelho ou encarnado

Porque é que há pessoas que dizem encarnado em vez de vermelho? Ou será que devo perguntar porque é que há pessoas que dizem vermelho em vez de encarnado? Afinal são duas palavras sinónimas e, segundo vários especialistas em semântica, a palavra "vermelho" é a correcta para designar a cor e a palavra "encarnado", não sendo totalmente incorrecta para designar a cor, é um regionalismo, o que a afasta de qualquer conotação "chique" que lhe queiram atribuir.
Segundo vários linguistas, a palavra "encarnado" vulgarizou-se durante o Antigo Regime e em muitos círculos substituiu a palavra "vermelho" devido à conotação política que esta tinha com o Comunismo, ou seja, dizia "encarnado" quem não se queria ver associado com o Comunismo, quer estivesse na verdade  associado a esta ideologia política ou não.
Também durante o Antigo Regime, a comunicação social foi forçada a utilizar a palavra "encarnados" para descrever o Benfica, ao invés do habitual "vermelhos", de modo a não relacionar "vermelhos" com  "vencedores". E esta, hein?!
Será que se pode concluir que a palavra "encarnado" é um termo fascista?

Links úteis:

VERMELHO
ENCARNADO

7 comentários:

mãe pimpolha disse...

Ui, encarnado, um dos meus ódios de estimação. Mas isso é porque tu tb não és bem, és uma parola como eu. Ihihihi.
Beijocas

A mamã da Beatriz... disse...

aqui o "povo" iz vermelho, mas os tios (maioritariamente falidos, mas amantes das touradas) dizem encarnada-sim é super-chique-bem...

CC Mãe de Duas princesas disse...

Independentemente do que os especialistas dizem e do significado que dêem ás palavras, eu digo vermelho, apenas porque gosto mais da palavra. Para mim tem um som mais suave. Manias!

Pronto, devo ser bem, sei lá (é favor colocar o tom á tia, ok?)

lol

Bjos

Magui disse...

Ah ah... E eu que acho que vermelho é uma cor e encarnado é outra... Para mim o encarnado é vermelho muito vivo... Será que existe essas distinção ou é só na minha cabeça?

A mamã da Beatriz... disse...

A Magui tem razão. Perguntei a várias pessoas e vermelho é o vermelho normal e encarnado é o aquele mesmo vivo.

Full-time Mom disse...

Nanani, nananão minhas queridas, o dicionário diz que são sinónimos. E quem usa a palavra encarnado em vez de vermelho não é para distinguir duas cores, mas sim para referir a mesma cor!

Anónimo disse...

Para mim também é sempre vermelho!! Acho a palavra "encarnado" super feia! Lembra-me o verbo "encarnar" loool